O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e não possui identificação de autoria do trabalho.
  • A Folha de Rosto está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e possui nome completo de autores/as; instituição de vinculação; link para curriculo lattes; e-mail e telefone para contato.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 e justificado; usa fonte fonte tipo Arial ou Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos; a configuração da página está no padrão A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para autores, disponível em Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Submissões on line

As submissões de artigo devem atender às diretrizes e condições de submissão e são realizadas pelo site da Revista Científica de Direitos Humanos.

            Cadastro
            Acesso 

 Diretrizes para Autores/as

                Condições para recebimento dos artigos

Ineditismo: são aceitos para publicação na Revista Científica de Direitos Humanos apenas artigos inéditos, que não tenham sido divulgados em outros meios (blogs, sites ou outras publicações).

Envio de artigos: exclusivamente por meio do sítio eletrônico (revistadh.mdh.gov.br).

Número de palavras: mínimo de 4.000 (quatro mil) e máximo de 7.000 (sete mil) no artigo completo, considerando resumo, texto, notas de rodapé e referências bibliográficas.

Idiomas:  podem ser encaminhados artigos redigidos em Português, Inglês e Espanhol.

Tipo de arquivo: são admitidos arquivos com extensões .DOC, .DOCX, .RTF e .ODT, observadas as normas de publicação e os parâmetros de editoração adiante estabelecidos.

Requisitos para o/a(s) autor/a(es): a Revista Científica de Direitos Humanos só admite artigos de autores/as pós-graduados/as em nível de mestrado ou doutorado. Pós-graduandos/as podem submeter artigos em coautoria com pós-graduados.

Fomento: o/a autor/a deve informar à Revista qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado.

Identificação de autoria do trabalho: deve ser removida do arquivo e da opção "Propriedades no Word", garantindo assim o critério de sigilo conforme instruções disponíveis na seção "Processos de Avaliação por Pares". Deve ser incluída na submissão, em arquivo complementar, Folha de Rosto com as seguintes informações:

a) Nome completo de autores/as;

b) Instituição de vinculação;

c) Link para curriculo lattes;

d) E-mail e telefone para contato.

No caso de autoria múltipla, devem ser incluídas informações de todos os/as autores/as.

 

Composição e formatação dos artigos

Os artigos devem ser digitados com fonte tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e texto justificado. A configuração da página deve ser feita no padrão A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

As seções iniciais e finais do artigo devem ser denominadas introdução e conclusão, respectivamente.

Os textos submetidos devem conter os seguintes itens:

 

  1. Título

Deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras, incluído o subtítulo (quando houver), realçado em negrito. Título e subtítulo do artigo devem ter apenas a primeira letra de cada frase em maiúscula, salvo nos casos em que o uso desta seja obrigatório. Deve ser apresentado, no mínimo, em Português e Inglês.

  1. Resumo

Deve ser um texto conciso (até 150 palavras), redigido em parágrafo único, que ressalte o objetivo e o assunto principal do artigo. Deve, ainda, evitar o uso de símbolos e contrações, que não tenham uso corrente, e de fórmulas, equações e diagramas. Deve ser apresentado, no mínimo, em Português e Inglês.

  1. Palavras-chave

Indicar de 3 (três) a 5 (cinco) termos que classifiquem o artigo com precisão adequada à sua indexação, separados por ponto e vírgula ( ; ). Devem ser apresentados, no mínimo, em Português e Inglês.

  1. Referências

A indicação das referências deve obedecer à norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética. Em caso de mesma autoria, a distinção entre as referências deve ser feita em consideração à ordem cronológica, conforme o ano de publicação. Os trabalhos de igual autoria e publicados no mesmo ano devem ser diferenciados, acrescentando-se uma letra minúscula ao final do ano (Ex. 2016a, 2016b). O título da obra deve ser apresentado em negrito.

       5. Citações e destaques no texto

As citações realizadas ao longo do texto devem obedecer à norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e adotar o sistema autor-data, segundo o qual se emprega o sobrenome do/a autor/a ou o nome da entidade, a data e a(s) página(s) da publicação da qual se retirou o trecho transcrito.

        6. Notas de rodapé

Formatação na mesma fonte do artigo, tamanho 10 pontos, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado. Não deve conter citações, mas apenas informações complementares e que não podem ser inseridas no texto.  

 

Avaliação

Os artigos recebidos pela Revista Científica de Direitos Humanos são avaliados pela Coordenação Editorial, em conformidade à linha editorial e às condições de submissão.  Os artigos que não cumprirem estas regras serão devolvidos aos/às seus/suas autores/as, que poderão reenviá-los após realização das modificações necessárias.

Após avaliação e aprovação pela Coordenação Editorial, os artigos são encaminhados para análise dos/as pareceristas do Corpo de Consultores/as ad hoc, formado por doutores/as e mestres das respectivas áreas temáticas.

A decisão final quanto à publicação é da Coordenação Editorial e do Conselho Editorial da Revista Científica de Direitos Humanos.

 

Direitos Autorais

Ao submeterem artigos à Revista Científica de Direitos Humanos, os/as autores/as declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam o Ministério dos Direitos Humanos, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou a qualquer outra limitação, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada. A Coordenação Editorial fica também autorizada a revisar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito às normas ortográficas e gramaticais do idioma utilizado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista Científica dos Direitos Humanos são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.